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Pliometria

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O que é pliometria?

É um método que reúne exercícios com saltos e lançamentos, que envolvem o alongamento da musculatura seguido de uma rápida contração (fase concêntrica).

O músculo possui uma certa elasticidade e como todo elástico, quando estendido retorna rápido para sua posição inicial. Se for seguido de uma contração rápida o movimento se torna mais explosivo, ganhando velocidade, força e consequentemente potência muscular.

Para que serve a pliometria?

Por conta dessa melhora de potência muscular, esse um método que é muito eficiente na preparação física de atletas, principalmente de esportes que exigem deslocamentos rápidos e saltos, como o futebol, vôlei, basquete, etc…

Também é eficiente para reduzir as chances de lesões, pois as adaptações causadas pelo treinamento de pliometria faz com que os músculos respondam mais rapidamente a estímulos, ajudando a antecipar e prevenir torções traumáticas.

Já na musculação é normal a utilização com alunos avançados e coordenados no período de resistência ou potência.

Uso da pliometria no treinamento para terceira idade e saúde

O treino de pliometria por gerar grandes quantidades de impactos é ótimo para gerar massa óssea.

Assim sendo, esse tipo de treino pode ser usado para terceira idade, porém aqui vale uma observação, para cada tipo de pessoa deve-se adaptar o exercício de acordo com nível que ela se encontra.

Os impactos devem ser controlados e inseridos gradativamente para gerar bons resultados evitar lesões. Cada pessoa deve ser avaliada individualmente e treino prescrito de acordo com as suas condições físicas, estado de saúde, coordenação motora e objetivos.

Acompanhar a postura e técnica na execução dos exercícios de pliometria é fundamental, então sempre tenha um bom profissional ao seu lado.


Texto por: Professor Robson Luciano de Souza.

Pós-graduando em: Lesões musculoesqueléticas e condicionamento físico
Professor de musculação e personal trainer na Nocaute Academia.