Home > Musculação > Fibromialgia – Musculação como ferramenta de alivio da dor

Fibromialgia – Musculação como ferramenta de alivio da dor

A fibromialgia é uma doença idiopática (que tem causa desconhecida) de ordem reumatológica que causa dores cronicas em múltiplas áreas do corpo e infelizmente não tem cura. Mas pode ser controlada com procedimentos multidisciplinares e a musculação pode ser uma grande aliada no tratamento, auxiliando na diminuição das dores e alivio dos sintomas.

Fortalecimento

As dores costumam fazer com que a pessoa que tem fibromialgia evite o movimento, evitar o movimento deixa os músculos mais fracos e o corpo com menos sustentação, isso causa mais dor, num ciclo continuo.

A musculação tem a vantagem de ser uma das modalidades com maior controle sobre todos os aspectos relacionados ao treino como, por exemplo, velocidade de execução, carga utilizada e amplitude de movimento.

E essa característica faz dela uma excelente modalidade para quem se encontra nesse estado. Podemos utilizar movimentos e cargas que não causem dor e mesmo assim aumentar a força e tônus muscular, quebrando esse ciclo.

Endorfina

Outro ponto a favor do treino para pessoas que convivem com a fibromialgia é que durante e após o treinamento o corpo libera a Endorfina, um potente analgésico natural que diminuiu as dores e estimula a sensação de bem estar, conforto e alegria.

Ou seja, treinar vai fazer com que o o seu próprio corpo combata a dor e vai te dar muito mais qualidade de vida.

Acompanhamento de profissionais capacitados

O maior cuidado a ser tomado é que a intensidade do treino deve ser elevada de forma lenta e gradual. Treinos muito intensos podem piorar o quadro, então, ter o acompanhamento de professores capacitados é fundamental para bons resultados no tratamento.

Existe um consenso acadêmico de que nesses casos a quantidade ideal é de 2 a 3 treinos por semana com intensidade de leve a moderada.

Comece devagar e leve mas comece, os efeitos positivos do treino compensam todo o esforço, o movimento cura!


Texto por: RAFAEL FIGUEIREDO – CREF 099379-G/SP

  • Profissional de Educação Física – Personal trainer, palestrante e consultor esportivo.
  • Coordenador na Nocaute Academia.

    Pós graduações/Especializações
  • Medicina do Esporte
  • Treinamento desportivo
  • Biomecânica da atividade física e saúde
  • Treinamento funcional

    Site: https://rafaelpersonaltrainer.com.br/

Leave a Reply